Quarta, 02 Janeiro 2013 23:47

De Território a Estado

   Rondônia situa-se na Região Norte. Tem como limite: ao norte o estado do Amazonas; ao este o estado de Mato Grosso; ao sul e oeste, a Bolívia; e tem ao oeste o estado de Acre.

  Porto Velho_Territótio Federal de RondôniaSomente umas poucas missões religiosas existiam na região do atual estado de Rondônia até o século XVII. Com a descoberta de ouro no vale do Rio Cuiabá no século XVIII, os primeiros exploradores começaram  a explorar também o vale do rio Guaporé.
 O seu povoamento começou a crescer  em meados do século XIX, quando muitos migrantes do Nordeste brasileiro instalaram-se na região. Outro impulso para o povoamento foi a construção da ferrovia  Madeira-Mamoré, inaugurado em1907.
 Em 1943 a região torno use o Território Federal de Guaporé, formado com terras desmembradas dos estados de Amazonas e Mato Grosso, e com governador nomeado pelo Presidente da República. Em 1956, o território foi batizado de Rondônia em homenagem a Cândido Mariano Rondon, militar desbravador da região. Depois de 1988, conforme determinou a constituição brasileira, tornou se um estado, passando a ter o seu governador eleito diretamente pela população.
 
A vegetação original de grande parte do estado é a Floresta Amazônica, porem parte dela foi substituída por cultivos durante o final do século XX. Hoje, grande parte de sua população vive em cidades. As mais importantes são: a capital, Porto Velho, com 380 mil habitantes estimados o 2004; e também as cidades de Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Vilhena.
 O seu relevo não é muito ondulado:  94% do seu território situa-se entre os 100 e os 600 metros acima do nível do mar. O clima é equatorial, e não tem  propriamente uma estação seca.
 Os rios Madeira, Ji-Paraná, Guaporé e Mamoré são os rios principais.
 A sua economia baseia se principalmente na agricultura (café, cacau, arroz,  mandioca e milho são os principais), na  de madeira e na exploração mineral (estanho).

 

 

 

Ler 1033 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.