Terça, 01 Janeiro 2013 17:40

Índios Tupí

  ÍNDIOS  TUPI

 
 Alegres, apaixonados pela música e pela dança, os Tupi praticavam a agricultura, cultivando mandioca, abóbora, amendoim, feijão, pimenta, tabaco e árvores frutíferas. Fabricavam redes com o Índio Tupí do Século XVIIalgodão que plantavam e teciam. Os Tupinambá previam as chuvas e as grandes marés, conheciam as relações entre os seres no meio ambiente, as propriedades medicinais dos vegetais e selecionavam sementes para a melhoria das espécies.
 
“Classificaram o mundo natural, com o rigor equivalente ao realizado pelos europeus nos campos da Biologia, Botânica e Zoologia. Observadores cuidadosos da natureza, os índios produziram ciência”. (Bessa, J.R. e Malheiros, M. em “Aldeamentos Indígenas do Rio de Janeiro”)Programa de Estudos dos Povos Indígenas - UERJ - Rio de Janeiro.
 
Os indígenas só consideravam propriedade pessoal suas armas e enfeites. Partilhavam o restante: os produtos da caça, pesca e colheita. Essa generosidade abrangia todos que estivessem sob o seu teto.
 
“Como o valor maior que relacionava os membros da tribo era o grupo - o individualismo não fazia sentido para eles, - os índios, sobretudo os Tupi, tinham o costume de oferecer uma mulher a todo estranho que fosse aceito entre eles, ou um marido a uma mulher incorporada à tribo. Com isso, o recém chegado tornava-se parente por afinidade de todo o grupo, desempenhando um papel na tribo e participando de suas atividades”.

Caldeira, J. em “Viagem pela História do Brasil”).
 
Os Tupi do litoral foram dizimados por epidemias, escravidão e guerras nos séculos XVI e XVII.
                                                                                  
ÍNDIO PURI
 
 Da família Puri os Goitacá, na região do hoje município de Campos, eram exímios nadadores, habilíssimos na corrida e na utilização do arco e flecha. Desde o início da colonização, combateram portugueses e franceses. Mas acabaram sendo exterminados sem deixar vestígio escrito de qualquer palavra de seu idioma, assim como aconteceu com os Guarulho, também da família Puri. Registrados foram os idiomas dos Coroado, Coropó e Puri. Habitando o interior, em local de difícil acesso, não tiveram contato permanente com o colonizador até o século XVIII. Esses três povos, não tão bons agricultores quanto os Tupinambá, eram imbatíveis nas técnicas de rastreamento e na caça. Alguns desses grupos foram contatados somente no século passado. Os Puri resistiram até os séculos XVIII e XIX.
                                                                                                                                                                                                                                                                   Índio Tupí do Século XVII

 

 

 

Ler 7535 vezes

268 Comentários

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.