Strict Standards: Declaration of JParameter::loadSetupFile() should be compatible with JRegistry::loadSetupFile() in /home/potygua/public_html/libraries/joomla/html/parameter.php on line 512

Bandeira do Paraná

 

Paraná em guarani quer dizer, “rio caudaloso” . As primeiras movimentações de colonizadores no estado do Paraná  tiveram início no século XVI, quando diversas expedições estrangeiras percorreram a região à procura de madeira de lei. No século XVII portugueses e paulistas começaram a ocupar a região, a partir da descoberta do ouro e a procura de índios para o trabalho escravo. A mineração, no entanto, foi relegada a segundo plano pelos colonizadores, que se dirigiram em maior número às terras de Minas Gerais. Até o século XVIII e3xistiam apenas duas vilas na região: Curitiba e Paranaguá. Esse processo retardou a ocupação definitiva da área, que pertenceu a  província de São Paulo até meados do século XIX, com sua economia baseada na pecuária.

      A história oficial do Paraná começa a  29 de Agosto 1853 com a lei assinada pelo imperador D. Pedro II que desmembrou região da província de São Paulo. Logo depois de conquistada a sua autonomia, teve início um processo de imigração européia para a região, principalmente de poloneses, alemães e italianos, que vieram em busca de riquezas.  O progresso, elevação de nível econômico, cultural e social do ovo do Paraná foram os principais motivos para transformação da região em província.

       Em 1880 houve a abertura de estradas e rodovias, o que acerou a ocupação.  Daí em diante aconteceu o grande fluxo de migrantes mineiros e de outros estados,  atraídos pelo baixo valor das terras e sua grande fertilidade. O Paraná se torna estado em 1889.

       No século XX a estória do Paraná foi marcada pela opulência das moradas e do viver dos “barões da erva-mate” donos de engenhos.  A madeira farta atraía os ingleses, que povoaram  os vazios da floresta derrubada. Nesse mesmo século chegaram os emigrantes não europeus, como os japoneses na segunda década. O Paraná viveu o ciclo do ouro, da madeira, da erva mate e do café do café, até finalmente diversificar sua economia. O estado é conhecido como o maior e mais ativo celeiro do país. Seu parque industrial não pára de crescer e diversificar-se. O aproveitamento de um extraordinário potencial energético  de uma privilegiada bacia hidrográfica, formada principalmente pelos rios Paraná e Iguaçu, é um dos responsáveis por este grande crescimento. Os últimos anos foram marcados por grandes transformações e por sua consolidação como um dos mais importantes estados brasileiros, ocupando seu lugar em importância econômica.

          A capital, Curitiba , foi fundada em 1693, como vila de nossa  Senhora da Luz dos Pinhais. Curitiba se tornou a capital do estado em 1853. A ocupação do seu território foi lenta até 1870, quando foi iniciado o processo de colonização pelos imigrantes europeus. Os imigrantes se estabeleceram nos arredores da cidade, se dedicando a atividades agrícolas e artesanais. Alem desses grupos majoritários, também vieram para a região imigrantes japoneses, franceses, ingleses e suíços. A cidade de Curitiba tem sido modelo de planejamento urbano e qualidade de vida para seus habitantes. 


 

 Referências, Wikipédia, a enciclopédia livre