Strict Standards: Declaration of JParameter::loadSetupFile() should be compatible with JRegistry::loadSetupFile() in /home/potygua/public_html/libraries/joomla/html/parameter.php on line 512

Bandeira do Mato Grosso

Página do Governo | Constituição Estadual | UFMT (Site com suspeita de ataque de Vírus)

 

História   

    O Estado do Mato Grosso localizado a oeste da região Centro-Oeste. Tem como limites: Amazonas, Pará (N); Tocantins, Goiás (L); Mato Grosso do Sul (S); Rondônia e Bolívia (O). Ocupa uma área de 906.806,9km2. A capital é Cuiabá.

 As cidades mais importantes são: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garça. Extensas planícies e amplos planaltos dominam a área, a maior parte (74%) se encontra abaixo dos 600 metros de altitude. Juruena, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, Piqueri, São Lourenço, das Mortes e Cuiabá são os rios principais.

 Sua economia se baseia na indústria extrativista (madeira, borracha); na agricultura (cana-de-açúcar, soja, arroz, milho); na pecuária e criações; na mineração (calcário e ouro); e na indústria (metalúrgica e alimentícia).

 Pelo Tratado de Tordesilhas (7 de junho de 1494), a área pertencia à Espanha. Os jesuítas, a serviço dos espanhóis, criaram os primeiros núcleos, de onde foram expulsos pelos bandeirantes paulistas em 1680. Em 1718, a descoberta do ouro acelerou o povoamento. Em 1748, para garantir a nova fronteira, Portugal criou a capitania de Mato Grosso e lá construiu um eficiente sistema de defesa.

 Com os Tratados de Madri (1750) e Santo Ildefonso (1777), Espanha e Portugal estabeleceram as novas fronteiras. A produção de ouro começou a cair no início do século 19. Em 1901, ocorreu um movimento separatista temporariamente controlado.

 Em 1917, a situação se agravou, provocando intervenção federal. Com a chegada dos seringueiros, pecuaristas e exploradores de erva-mate na primeira metade do século 19, o Estado retomou o desenvolvimento.

 Em 1977, uma parte do Estado foi desmembrada e transformada no Mato Grosso do Sul.

  

Fonte: República Federativa do Brasil.

                                

                              Fatos históricos

     1494 - Pelo Tratado de Tordesilhas, pertencia à Espanha.

      1525 - O português Pedro Aleixo é o primeiro a explorar a região.

     1748 -Portugal expande seus domínios e cria a capitania de Mato Grosso.

     1750 e 1777 - Espanha e Portugal definem as fronteiras do território nos tratados de Madri e 

      de Santo Ildefonso.     

     1892 - Civis e militares iniciam um movimento separatista contra o governo do Presidente     .     

Floriano Peixoto  a revolta é reprimida. Disputas entre as regiões norte e sul do Estado levam à intervenção federal, em 1917.