Strict Standards: Declaration of JParameter::loadSetupFile() should be compatible with JRegistry::loadSetupFile() in /home/potygua/public_html/libraries/joomla/html/parameter.php on line 512

Bandeira do Acre

Página do Governo    Constituição Estadual   UFAC


Estado do Acre

 

Origem do nome do Estado, vem de Áquiri, forma pela qual os exploradores da região transcreveram a palavra Uwákuru, do dialeto dos índios Ipurinã.

A incorporação do Acre ao Brasil decorreu do desbragamento de populações do Nordeste, que o povoaram e o fizeram produtivo, desbravamento causado pelas secas e pelo alto preço da borracha nos mercados internacionais no final do século XIX.

O território do Acre pertencia à Bolívia até o início do século XX, embora desde as primeiras décadas do século XIX a maioria da sua população fosse formada por brasileiros que exploravam os seringais e não obedeciam à autoridade boliviana, formando, na prática, um território independente e exigindo a sua anexação ao Brasil.

1899 - na tentativa de assegurar o domínio da área, os bolivianos instituíram a cobrança de impostos e fundaram a cidade de Puerto Alonso, hoje Porto Acre. Os brasileiros revoltaram-se com tal providência, o que resultou na disseminação de vários conflitos, que somente terminaram com a assinatura, em 17 de novembro de 1903, do Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil adquiriu, em parte por compra e em parte pela troca de pequenas áreas nos Estados do Amazonas e Mato Grosso, o futuro território e depois Estado do Acre.

1920 - A administração do Acre passou a ser exercida por um Governador, nomeado pelo Presidente da República.

Pela Constituição de 1934, o Território passou a ter direito a dois representantes na Câmara dos Deputados.

1957 - Projeto apresentado pelo Deputado José Guiomar dos Santos elevava o Território à categoria de Estado, o que resultou na Lei nº. 4.070, de 15 de junho de 1962, sancionada pelo então Presidente da República, João Goulart.

 


 

                                          Hino do Acre | Bandeira | Rios do Acre | Carecterísticas e Cultura  |Hino de Rio Branco