Strict Standards: Declaration of JParameter::loadSetupFile() should be compatible with JRegistry::loadSetupFile() in /home/potygua/public_html/libraries/joomla/html/parameter.php on line 512

Os Holandeses

       A Guerra pelos produtos coloniais

 

      No final do século XVI, os holandeses controlavam cerca de 68%  dos fretes entre o Brasil e Portugal. Além disso, boa parte do açúcar exportado pela colônia era paga por comerciantes holandeses. Amsterdã contava com aproximadamente 25 refinarias que utilizavam açúcar semi-refinado Brasileiro.

 

    Mas, para firmar seu domínio sobre a economia mundial européia, faltava aos holandeses capturar as rotas de comércio a longa distância de produtos asiáticos e americanos. Embora já dominassem  a redistribuição desses produtos, foi a conquista dessas rotas, sobretudo a asiática, que consolidou a liderança de Amsterdã na economia mundial européia e selou o declínio dos portugueses no Oriente.

 

    A guerra contra as possessões espanholas se travou nos quatro continentes e nos sete mares. Essa longa guerra colonial, assumiu a forma de uma luta pelo comércio das especiarias asiáticas, pelo comércio escravista da África ocidental e pelo comércio do açúcar brasileiro. Durante essa guerra os holandeses ocuparam uma parte o Nordeste do Brasil, entre 1630 e 1654.

 


 

   Extraído do livro: História e Civilização.

Historiadores: Carlos Guilherme Mota e Adriana Lopez.