Objetivos

O principal objetivo de Portugal com suas viagens era atingir a Índia contornando o continente africano. Em 1498, Vasco da Gama chegou a Índia, inaugurando aquela que foi a rota mais lucrativa do comércio português do século XVI:  O caminho das Índias.

      No ano de 1500, a armada de Pedro Álvares Cabral, que partira de Portugal rumo a Índia, avistou a Terra de Santa Cruz.

      Quando avistaram o Brasil em 1500, os portugueses não confundiram o continente americano com às  Índias, tal como fizera o Genovês Cristóvão Colombo. Os Portugueses imaginaram que haviam chegado a ilha Brasil, que figurava nos mapas herdados da idade média.

     Há indícios de que os portugueses estiveram no Brasil em 1498, numa expedição da qual participou Duarte Pacheco pereira, enviado português à negociação de Tordesilhas e figura máxima do renascimento português.

É certo que entre a viagem de Bartolomeu Dias e a de Vasco da Gama, período em que se deu o descobrimento da América por Cristóvão Colombo, uma expedição secreta ao Atlântico Sul, procurava desvendar as condições de navegação dessa área.

    Os Portugueses procuravam uma rota melhor para contornar o cabo da boa esperança. prova disso é que a rota seguida por Vasco da Gama não foi a mesma seguida por Bartolomeu Dias. A rígida política de sigilo da coroa portuguesa quanto aos territórios alcançados dificultou, a comprovação da existência dessa rota.