Strict Standards: Declaration of JParameter::loadSetupFile() should be compatible with JRegistry::loadSetupFile() in /home/potygua/public_html/libraries/joomla/html/parameter.php on line 512
As Grandes Navegações

As Grandes Navegações

   No início da idade moderna, os europeus começaram a procurar uma rota que os levasse diretamente ao Oriente.  Dessa forma, seus comerciantes procuravam evitar os intermediários árabes e turcos que encareciam o preço dos produtos. Os portugueses foram os primeiros europeu a se aventurarem rumo ao desconhecido em busca da rotas que os levaria ao Oriente.

 

     No início dos tempos modernos, os europeus se lançaram ao exploração de terras e mares até então desconhecidos para eles. Nessa aventura, entraram em contato com outras culturas e civilizações. Tomaram suas terras pela força e realizaram a façanha, até então inédita, de conhecer nosso planeta, seus mares e continentes. Paulatinamente, a Europa se tornou o centro da nascente economia mundial. O primeiro passo foi dado no início dos tempos modernos por suas caravelas armadas. A expansão ultramarina européia do começo do século XV marcou o início da dominação do mundo pelos europeus. Os povos da África e da América foram os primeiros a ser submetidos pelos europeus e suas armas de fogo.

    Em nome do comércio e do lucro, populações de africanos foram escravizadas e milhões de habitantes americanos foram dizimados nas minas e plantações.

 

      No Fim da idade Média, o aumento da população da Europa criou problemas de alimentação. Buscar novas terras e ampliar as fronteiras terrestres e marítimas foi a solução encontrada pelos diversos Estados europeus, Estados que então se achavam em formação. Os chamados "descobrimentos" em que se destacam portugueses e espanhóis, fazem parte dessa etapa histórica que  anuncia os tempos modernos.

 

    As grandes navegações e os "descobrimentos" marcam o início dos tempos modernos. O maior domínio da arte de navegar, às novas técnicas, a ampliação dos horizontes geográficos, o encontro de outros povos e novos continentes, tudo isso resultou numa fase histórica nova, de expansão comercial e formação de colônias.

 

    As grandes navegações, o crescimento da burguesia comercial, a formação do estado moderno absolutista, a colonização, a reforma religiosa e uma nova mentalidade abrem esse novo capitulo da história. Capitulo que se inicia com as palavras de Leonardo da Vinci: "A experiência não engana jamais" (Florença,1508) muito das contradições que vivemos hoje tem suas origens nessa época. E também algumas certezas.

 

 

Extraído do livro: História e Civilização.

Historiadores: Carlos Guilherme Mota e Adriana Lopez.